Por que o MSG é tão perigoso?
O experimentado neurocirurgião Dr. Russel Blayloc, publicou em seu livro: “Excitotoxinas: O sabor que mata” - que o MSG é uma poderosa excitotoxina, que excita as células nervosas causando sua morte ou danos cerebrais de diferentes graduações, que vão desde o desencadeamento até o agravamento das doenças de Alzheimer, Parkinson e outras autoimunes, dos problemas de déficit de atenção e dificuldades de aprendizagem e outras graves doenças que afligem o homem contemporâneo.
|
Caldo de Carne - alta concentração de MSG |
O ácido glutâmico livre é o mesmo neurotransmissor que o cérebro, o sistema nervoso, os olhos, o pâncreas e outros órgãos utilizam para iniciar alguns importantes processos no organismo. Logo, a sua suplementação excessiva pode ser danosa.
Embora o FDA continue a afirmar que o consumo de MSG é seguro, experimentos realizados com animais de laboratório, resultaram em danos às suas células nervosas e ao cérebro.
Segundo o Dr. Blayloc, muitos efeitos adversos podem ser associados com o consumo regular de MSG, tais como: Obesidade, lesões oculares, dores de cabeça, fadiga e desorientação, depressão e até asma.
Conforme o FDA, o complexo de sintomas relacionados ao consumo do MSG podem envolver:
Entorpecimento, sensação de queimadura, formigamento, pressão facial ou sensação de aperto, dor no peito ou dificuldade para respirar, dor de cabeça, náusea, batimentos cardíacos acelerados, sonolência, fraqueza, etc.
Não se sabe ao certo quantas pessoas podem ser “sensíveis” ao MSG. Estudos na década de 70 sugerem que cerca de 30% da população americana sofria com a intolerância ao MSG consumido nos alimentos. Como seu uso se expandiu muito desde então, estima-se que atualmente mais de 40% da população seja impactada com alergias, intolerância e outros malefícios causados pelo consumo desse aditivo.
Dicas de como manter o MSG fora da sua dieta.
- Geralmente todo alimento processado contém MSG. Procure consumir alimentos frescos isso vai evitar que você consuma essa toxina.
- Fique atento a restaurantes. Pergunte nos seus favoritos se usam MSG. Talvez você se depare com um garçom surpreso porque nem sabe o que é isso. Muitos restaurantes em países desenvolvidos oferecem cardápios MSG-free. Nunca conheci nenhum aqui no Brasil, mas com certeza deve existir chefs conscientes que procuram priorizar a saúde de seus clientes. Se alguém descobrir algum, por favor, me informe. Vamos fazer um mapeamento deles e divulgar.
- O único lugar que você pode ter certeza absoluta que não tem MSG na sua comida, é na sua cozinha. Priorize as refeições caseiras. Evite os embutidos, os enlatados, os congelados e as comidas prontas. Procure consumir alimentos orgânicos certificados. Aparentemente o custo é mais alto, mas os ganhos em saúde recompensam o custo.
- Para temperar as suas receitas, use os temperos da Cuesta Gourmet. Totalmente sem MSG, sem sódio, sem glúten. São mais de 20 sabores para você preparar as mais variadas receitas, com segurança.