Por que Sódio Zero?

O que é sódio?

O Sódio é um mineral encontrado naturalmente em alimentos e é um dos componentes do sal de mesa.

Cada grama de sal de mesa contém 0,4 gramas de sódio.


Quais são os efeitos da ingestão de muito sódio?

O sódio extra causa o acumulo de líquidos no seu corpo. Cada 9 gramas de sal ingeridas, faz o corpo reter 1 litro de água. Isso pode causar inchaços, aumento da pressão arterial, falta de ar, aumento de fluídos no coração e pulmões.


Qual a quantidade de sódio que devo consumir ?

A maior parte dos brasileiros consome sódio em excesso em sua dieta.

Uma dieta saudável não deve incluir mais que 2000 mg de sódio por dia. Isso corresponde a 5 gramas de sal por dia.


Como posso reduzir o sódio na minha dieta?

Existem muitas ervas e especiarias que podem ser usadas para dar sabor à sua comida e substituir o sal.

Os temperos da Cuesta Sabores oferecem mixes perfeitos, totalmente naturais, sem adição de sal, químicas, glutamato monossódico ou aditivos para auxiliar quem deseja ter uma dieta saudável ou precisa ingerir menos sal por questões de saúde.

 

Porque é necessário limitar a ingestão de sódio?

Consumir um pouco de sal é necessário, pois o sódio nele contido é imprescindível para manter o equilíbrio de água no organismo. Mas quando os rins perdem a capacidade de controlar o sódio e o balanço hídrico do corpo, pode ocorrer: sede, retenção de líquidos, inchaço, pressão alta, falta de ar, etc.. Usando menos sódio em sua dieta, você pode controlar esses sintomas e prevenir outros problemas mais sérios como ataques cardíacos, doença renal e acidente vascular cerebral.

 

Porque é perigoso consumir sal em excesso?

Quando se consome mais sódio do que os rins podem suportar, o sal extra retém água e faz aumentar o volume do sangue que circula no corpo, elevando a pressão arterial. A pressão arterial elevada pode causar graves problemas de saúde, os quais na maioria das vezes não são percebidos, porque não apresentam sintomas. Silenciosamente, o excesso de sódio que é consumido vai danificando o organismo. Quando a pressão arterial aumenta muito, como o passar do tempo ela pode tornar as veias e artérias menos elásticas e mais propícias aos acúmulos de gordura, as temidas placas. Isso pode causar o endurecimento das artérias. Com o coração trabalhando mais, para bombear esse volume excessivo de líquidos, aumenta o risco de um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral (AVC).


Dicas para manter sua ingestão de sódio baixa:

  • Use ervas e especiarias para cozinhar em vez de sal.
  • Evite os substitutos do sal, porque eles são ricos em potássio. 
  • Quando comer fora peça o peixe ou a carne sem sal. Você mesmo adiciona o sal na mesa. 
  • Limite o uso de enlatados, processados, comida congelada, embutidos, tabletes de tempero e molhos prontos. 


Algumas informações para a leitura de rótulos:

  • Sem Sal – Zero Sódio – Apenas uma quantidade mínima de sódio por porção
  • Baixo Sódio – Low Sodium – 140mg de sódio ou menos por porção 
  • Sódio Light – Sal Light – Sódio reduzido em pelo menos 50%. 


É obrigatório em todos os rótulos de alimentos, ter a quantidade de sódio listada em miligramas (mg). O limite de consumo recomendado é de 2000mg por dia.